Olá, se você acompanha os meus artigos a algum tempo já deve saber que eu sou bastante adepto a utilização de plugins em aplicações Xamarin (Por que reinventar a roda, não é mesmo ?).
Porém, as vezes nos deparamos com algumas situações que não encontramos nenhum plugin para solucionar o nosso problema. Essa é a sua oportunidade de criar o seu próprio plugin. E neste artigo irei demonstrar como você pode fazer isso, de uma maneira fácil e rápida. Assim, quando você ou outras pessoas quando precisarem de uma solução para este problema, terá um plugin para facilitar na implementação e também economizará tempo.
Sem mais delongas, vamos a parte prática.
Criando um projeto
Selecione File -> New -> Project como você já esta acostumado na criação de projetos Xamarin.
Em seguida selecione .NET Standard e selecione o tipo de projeto Class Library, defina um local para salvar o projeto e um nome para o mesmo.
Crie uma classe em seu projeto.
Apenas para exemplificar, foi criado um método que retorna uma String como demonstrado a seguir.
This file contains bidirectional Unicode text that may be interpreted or compiled differently than what appears below. To review, open the file in an editor that reveals hidden Unicode characters.
Learn more about bidirectional Unicode characters
namespace DemoLibrary | |
{ | |
public class DemoClass | |
{ | |
public string Ola() | |
{ | |
return "Olá, esse é o meu primeiro plugin."; | |
} | |
} | |
} |
Propriedades do pacote
Clique com o botão direito em cima do seu projeto e selecione Properties.
Na aba “Package” coloque as informações do seu pacote, essas informações serão apresentadas no nuget.
Observação: O id do seu pacote precisa ser único no nuget, ou seja, nenhum outro pacote pode ter o mesmo id.
Pack
Chegou a hora de “empacotar” o seu pacote, comece definindo o seu projeto para modo Release.
Em seguida clique com o botão direito em cima do seu projeto e selecione a opção “Pack”.
Com isso será criado um arquivo “.nupkg” na pasta bin/Release. Para saber o caminho exato olhe no Output, como demonstrado a seguir.
Publicar
Para publicar o seu pacote no nuget, caso você não tenha, é necessário criar uma conta em nuget.org. Após realizar o login, no canto superior direito clique em seu username e selecione “Upload Package”.
Selecione o arquivo gerado no passo anterior.
Defina algumas informações para a documentação do seu pacote.
Clique em Submit, na sequência o seu pacote passará por um processo de análise e no máximo em uma hora será publicado no nuget.
Depois é só instalar como você já está acostumado a instalar os demais pacotes.