Este é o Dia 16 da série de artigos “20 dias com App Center”. Neste artigo irei demonstrar como você pode trackear os erros do seu App utilizando o App Center.
Se você está chegando agora e ainda não leu os artigos anteriores da série “20 dias com App Center”, recomendo começar lendo o “Dia 01 – Criando uma conta“.
Para trackear os erros do seu App, é necessário que você tenha instalado o Plugin do App Center em seu projeto. Caso você ainda não tenha feito isso, recomendo ler os artigos da série: “Adicionando o plugin do App Center em uma aplicação Xamarin.Forms – 20 dias com App Center / Dia 12” e “Adicionando o plugin do App Center em uma aplicação React Native – 20 dias com App Center / Dia 13“.
TrackError
Em todos os “catch” que você deseja trackear seus erros, você pode adicionar uma chamada ao método TrackError, passando por parâmetro a exception e se desejar um Dictionary com informações que julgar relevantes.
This file contains bidirectional Unicode text that may be interpreted or compiled differently than what appears below. To review, open the file in an editor that reveals hidden Unicode characters.
Learn more about bidirectional Unicode characters
try | |
{ | |
… | |
} | |
catch (Exception ex) | |
{ | |
var properties = new Dictionary<string, string> | |
{ | |
{ "Category", "Sample" }, | |
{ "ErrorMessage", ex.Message }, | |
{ "Wi-fi", Connectivity.NetworkAccess.ToString() }, | |
{ "OS", Device.RuntimePlatform } | |
}; | |
Crashes.TrackError(ex, properties); | |
} |
Limitações
- Você pode criar no máximo 20 propriedades por erro.
- O número máximo de caracteres por chave de propriedade e o valor da propriedade é de 125 caracteres.
Visualizando erros no App Center
No menu lateral, selecione Diagnostics -> Issues.
Aqui é possível observar Crashes e Erros da sua aplicação. Podendo realizar filtros e visualizar em forma de gráficos.
Observe que os Crashes / Errors são apresentados abaixo dos gráficos, clicando em um deles é possível você visualizar mais detalhes, observe também que ele cria uma espécie de ticket, com um campo de Status igual a “Open”, você pode alterar este campo para “fechado” ou “ignorado”. Assim, você consegue ter um panorama de todos os Crashes / Errors da sua aplicação.
Acompanhe todos os artigos da série em: julianocustodio.com/category/appcenter